A vigilância da qualidade do ar em áreas estratégicas de Manaus será aprimorada pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), com a implantação da Vigilância de Populações Expostas à Poluição do Ar (VigiAR), criada pelo Ministério da Saúde para promover a saúde das populações dos municípios a partir da observação dos poluentes atmosféricos.

Para discutir o tema, o Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (Devae) da Semsa realiza, no próximo dia 21 de novembro, o ‘Seminário de Vigilância em Saúde de População Exposta a Poluentes Atmosféricos’, reunindo estudantes universitários, servidores e gestores das instituições parceiras e pessoas interessadas na temática.

O seminário será realizado no auditório da Escola Normal Superior, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), localizado na avenida Darcy Vargas, zona Centro-Sul. Durante o evento serão apresentadas as situações atuais dos órgãos públicos ligados à área; as doenças e agravos relacionados à poluição atmosférica; e as ferramentas tecnológicas possíveis de serem aplicadas, na capital, para o monitoramento da qualidade do ar.

Entre as atividades previstas com a implantação do VigiAR estão a publicação de boletins mensais sobre a situação de saúde relacionada à qualidade do ar; realização de cadastro das empresas poluidoras ou potencialmente poluidoras; e diminuição dos riscos à saúde pública relacionados à qualidade do ar.

Inscrições

As vagas para o seminário são limitadas e as inscrições podem ser feitas até o dia 17 de novembro, gratuitamente, por meio do Link http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=35248. Mais informações nos números 3216-7731 e 8842-8276.

FONTERevista Tipo
COMPARTILHAR
Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here